Sobre a Apae

Fundada em 1966, a APAE de Tubarão é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que promove a prevenção e a inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual e ou Múltipla produzindo e difundindo conhecimentos. Atua em todas as fases da vida, da infância ao processo de envelhecimento, a organização promove apoio a pesquisas, produz e difunde conhecimentos científicos, trabalha pela defesa e garantia de direitos da Pessoa com Deficiência Intelectual.


Saiba Mais

Além disso, promove a inclusão social estimulando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e a vida produtiva laboral.

Assim sendo, no ano de 1996, um grupo de pais de pessoas com Deficiência Intelectual e/ou múltipla sentiram a necessidade de um espaço que atendesse as necessidades de seus filhos, não mediram esforços em mostrar à sociedade a importância de construir um espaço que fosse propício para o desenvolvimento das potencialidades de seus filhos, assim sendo, no dia 25 de julho de 1966 a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais inicia seus trabalhos, mantendo a Escola Especial APAE de Tubarão, que iniciou seus trabalhos atendendo 06 alunos. Hoje a APAE atende diariamente 293 educandos com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo. A 49 anos a organização tem norteado suas ações desenvolvendo atendimento nas áreas de assistência social, educação e saúde, dando suporte a todas as pessoas com deficiência e seus familiares, contribuindo para o desenvolvimento efetivo e a integração social.

Ao longo de sua existência, conseguimos avanços significativos, tanto na melhoria da sua estrutura física, quanto na ampliação e aprimoramento dos serviços prestados, a organização enfrentou desafios para modificar sua estrutura assistencialista, conquistando o processo de inclusão, com o objetivo de mostrar que as pessoas com deficiência tem o direito de ser incluído na vida em sociedade com direitos preservados, bem como, oferecendo atendimento gratuito a toda comunidade Tubaronense e da Amurel através dos serviços: Avaliação diagnóstica, redução de carga horária, laudo médico e psicológico para segundo professor da rede estadual de ensino, carteirinha de passe livre municipal e intermunicipal , avaliação e reavaliação de pensão Estadual e Federal, documentação para compra de veículo com isenção de IPI e ICMS para pessoas com deficiência, palestras sobre prevenção, pessoa com deficiência, mercado de trabalho, entre outros.


Princípios

 

Promover ações (educação, saúde, assistência social, cultura e esportes) que assegurem o desenvolvimento, a qualidade de vida e a inserção na sociedade da pessoa com deficiência intelectual e ou múltipla. (Prevenção, diagnóstico, reabilitação, habilitação.)

Ser referência na região Sul de Santa Catarina pela pertinência, relevância e reconhecida no Estado, na transformação de uma sociedade inclusiva.

* Foco nos alunos, professores e funcionários, parceiros e demais colaboradores;

* Qualidade, excelência e transparência nos serviços prestados;

* Integração com a comunidade, favorecendo e oportunizando o exercício da cidadania;

* Comprometimento e ética, com a causa APAEANA;

 


Nossa Equipe

Gestão 2017/2019

Presidente: Luciano de Menezes

Vice-Presidente: Leila Saleh Goulart

1º Secretaria: Maria Apolinaria Lardizabal

2ª Secretaria: Elisabete de Souza Antunes

1º Financeiro: Everaldo Barreto

2º Financeiro: Rute Michels Meneghel

Diretor Patrimonio: José João da Rosa

Diretor Social: Edla Zim da Silveira

Conselheiro: Patrick Seolin Fernandes

Conselheira: Nádia Maria Fernandes Barbosa

Conselheiro: Narciso de Souza Bernardo

Conselheira: Maria de Fátima Mendes

Conselheiro: Edmar Demétrio Nandi

1º Fiscal: Riberto Lima

2º Fiscal: Pedro Paulo Rodrigues

3º Fiscal: Honório Gotardo

Suplente: Marta Estelina da Silva Vargas

Suplente: Arlindo Maffiollet

Suplente: Jucemar Correa. da Rosa

Conselheira: Noilda Domingos

Conselheiro: Dilney Wechi

Conselheiro: Mário José Severino

Autodefensor: Alex Guerreiro dos Santos

Autodefensora: Franqueline Antunes da Silva

Sheyla Vandresen Froese – Assistente Administrativo

Daniela Réus Carlos – Assistente Social

Neusa Mendes da Rosa – Assistente Social

Nezarneo Pedroso – Atendente de Aluno

Josilaine Irene Soares – Auxiliar de Cozinha

Maria Marly Irene Soares – Auxiliar de cozinha

Erlandia Machado Cardoso – Auxiliar de limpeza

Kamila Bezerra da Silva – Auxiliar de limpeza

Maria das Dores Espíndola Rodrigues – Auxiliar de limpeza

Silésio Porto Barreto – Auxiliar de manutenção predial

Sulani Zanini Pizollo Stupp – Diretora Pedagogica

Maribel Lidório Mendes - Encarregado financeiro

Camilla Roussenq Inácio – Fisioterapeuta

Juliana Brongholi Magri – Ficioterapeuta

Larissa Silva Pereira – Fisioterapeuta

Lenadir Cambruzzi – Fisioterapeuta

Rafaela Kjellin Silva Jeronimo – Fisioterapeuta

Graciele Pessoa e Silva – Fonoaudiologa

Karine Mary Pizzo Atvars – Fonoaudiologa

Keila Silveira Galarz – Fonoaudiologa

Evaldo Silva Pereira – Monitor de alunos

Silvia Carlota Martins dos Santos – Monitor de alunos

Elaine Vieira Nunes – Monitor de alunos

Alex Melo Rodrigues – Motorista

Giovane Pereira Rabello – Motorista

Rafael Marques – Motorista

Rogério Mendes André – Motorista

Rafael da Silva Leandro – Moto boy

Franciele Machado da Silva – Operadora de telemarketing

Kethelin Alves Nunes – Operadora de telemarketing

Sidney Espindola Elias – Porteiro

Manoel Alair Rodrigues da Luz – Professor II

Flávia Borges Attanásio – Psicologa

Janaina Vitorretti Esmeraldino – Psicologa

Andréia Martins Leonardo Cardoso – Psicopedagoga

Lucemar Nazário – Secretário

Maria Isabel de Mello Valério – Serviços Gerais

Jucemar Ouriques Nunes – Serviços Gerais II

Carolini Gonçalves de Moraes – Supervisora de telemarkting

Pamella Franco Cimatti da Silva – Terapeuta Ocupacional

Rosinete Marlene Dias – Terapeuta Ocupacional



 

Projetos

 
Tecnologia Assistiva como instrumento de acessibilidade

Projeto Cofinanciado pelo FIA

Objetivo geral: O projeto Terapias Complementares como promoção da saúde das crianças e adolescentes com deficiência, é a oferta de modalidades terapêuticas complementares a serem usadas em crianças e adolescentes que apresentem déficits motores e sensoriais.

Este projeto vem possibilitar as crianças e adolescentes com deficiência e seus familiares uma melhoria da qualidade de vida, coexistindo com a possibilidade de evolução nas diversas áreas adaptativas.

A APAE vem atendendo o que preconiza o Estatuto da Criança e Adolescente, contemplando o Artigo 11 Enciso 1º A criança e adolescente portadores de deficiência receberão atendimento especializado. O projeto atenderá até 170 crianças e adolescentes do município de Tubarão.

Terapias Complementares como promoção da saúde das crianças e adolescentes com deficiência

Projeto Cofinanciado pelo FIA

Objetivo geral: O conceito de Tecnologia Assistiva diferencia-se de toda a tecnologia utilizada na medicina ou na reabilitação de crianças e adolescentes, pois ela se refere a recursos ou procedimentos pessoais, que atendem a necessidades diretas do indivíduo com deficiência, visando sua independência e autonomia. Os objetivos da Tecnologia Assistiva, apontam normalmente para mecanismos ou recursos que geram autonomia pessoal e vida independente da criança e adolescente.

A Tecnologia Assistiva também vem se tornando uma importante ferramenta na área educacional, pois cada vez mais serve como uma ponte para abertura de novos horizontes nos processos de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de alunos com deficiências até bastante severas.

Se essa importância da tecnologia na educação já é verdadeira em relação a qualquer tipo de aluno, ela é muito mais ainda em se tratando de alunos com diferentes deficiências, pois se entendemos a cidadania como lugar maior do que estar ou ocupar em espaço físico dentro do meio social. Portanto a continuidade deste projeto é de grande importância para que aconteça realmente a inclusão dentro de nossa sociedade.

Integração Sensorial: Um mundo de sensações em prol da criança com deficiência intelectual e/ou múltipla.

Projeto em parceria com IGK - FAPS- Bepantol baby

Objetivo Geral:Promover a estimulação sensorial, principalmente tátil, vestibular e proprioceptiva, através de brincadeiras e atividades lúdicas com a participação ativa da criança, aumentando assim a habilidade desta em processar informações e responder apropriadamente aos estímulos.



 

 




Como Colaborar?

Chamamos de colaboradores, aqueles que contribuem financeiramente ou voluntariamente com a APAE.

Doando para a APAE você contribui para a melhoria da qualidade de vida de mais de 350 educandos e suas famílias.

1- Para doar qualquer valor através da sua conta de luz basta ligar para 0800722-2723, e informar ao setor comercial que você deseja colaborar com com a APAE de Tubarão.
2- Outra maneira fácil é a doação por conta corrente e as nossas contas disponíveis são as seguintes:
SICRED
Ag: 2624
C/C: 11801-0


BANCO DO BRASIL:
Ag: 0201-1
C/C: 101064-6


Associação de Pais e amigos dos Excepcionais

3- Nosso setor de Telemarketing também está a sua disposição, basta ligar para 3632-8957/ 3626-8712/ 3632-7047 e escolher a melhor forma de fazer sua doação. Possuímos também uma pessoa especializada que pode ir buscar a doação na sua residência.

Contribua você também, e seja um APAEXONADO pela APAE de Tubarão.


 

Prestação de Contas 2016


 
Está disponível para Download, a nossa Prestação de Contas referente ao ano de 2016.

Balancete 2016

Balanço 2016

DRE 2016

NE 2016

Balanço Social



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Rua Lauro Muller, 3171 - Passagem Tubarão (Santa Catarina)

Ligue-nos agora mesmo: (48) 3626-1312

E-mail: contato@apaetubarao.org.br

Se preferir, você pode nos enviar uma mensagem através do formulário de contato ao lado. Fique a vontade!