Sobre APAE - Histórico

Instituição


Em 25 de julho de 1966, foi fundada em Tubarão, a “Escola Especial Ciranda da Esperança”, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Tubarão, que começou a funcionar numa casa situada à Rua Rui Barbosa, no Bairro de Oficinas, atendendo 08 alunos.

O presidente fundador foi o senhor José Manoel de Medeiros.

Atualmente a escola funciona no Bairro Passagem, na Rua Lauro Muller 3171, onde tem norteado suas ações, desenvolvendo atendimento educacional e de reabilitação a  educandos desde a mais tenra idade

MISSÃO: Promover a prevenção, habilitação e reabilitação, oferecendo atendimentos de Educação, Saúde e Assistência Social, direcionados a melhoria na qualidade de vida das pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla e sua inclusão em todos os segmentos da sociedade.

 

VISÃO: Ser referência no País pelo seu elevado padrão de qualidade e excelência na prevenção, habilitação, reabilitação e inclusão social, prestados a pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla.

 

Hoje a APAE tem como Presidente o Senhor Luciano de Menezes.

Atualmente a Escola Especial Ciranda da Esperança - APAE atende à 324 alunos.

Os alunos da Escola Especial Ciranda da Esperança – mantida pela APAE de Tubarão, são inseridos em vários programas de acordo com a idade e suas necessidades.

Programas: Estimulação Essencial, SPE ( Serviço Pedagógico Específico), SAEDE ( Serviço de atendimento  educacional especializado), SAESP ( Serviço de atendimento especializado), TEA ( transtorno do espectro autista), Ocupacional, oficinas protegida terapêutica, oficina pedagógico I, oficina pedagógica II (profissionalizante), atendimento itinerante, autodefensoria e prevenção.

Atividades Extra Classe: Brinquedoteca, Educação física, Artes, Informática, Musicoterapia, Videoteca, Hidroterapia, equoterapia, Atletismo, Tecnologia Assistiva e Pedia Suit.

Equipe Interdisciplinar: Setor de Fisioterapia, Odontologia, fonoaudiologia, psicologia, assistência social, médico, terapia ocupacional e psicopedagogia.

Outros Serviços Prestados Gratuitamente a comunidade: Avaliação diagnóstica, carteiras de passe livre (Laudo para encaminhamento para confecção da carteira passe livre municipal e intermunicipal), pedido de avaliação e reavaliação de pensão, redução de carga horária, processo de isenção de ICMS e IPI para pessoas com deficiências.

Em sua trajetória, realiza uma gestão de excelência, lutado pelos direitos da pessoa com deficiência, pela construção de sua cidadania e que essas atitudes sejam permeadas pela coragem, pela verdade, persistência, responsabilidade, transparência, pelo amor na defesa de direitos, prestação de serviços, visando proporcionar educação, reabilitação, prevenção e inclusão social da pessoa com deficiência intelectual e ou múltipla.

 

"O mais belo momento de nossa vida é aquele em que colocamos o máximo de amor na realização do bem-estar do nosso próximo".
 
 

 
     
PARCEIROS
 
LINKS ÚTEIS
Indexup Internet Design
 
Facebook APAE de Tubarão
Federação das Apaes de Santa Catarina
Apaebrasil
     
APAE TUBARÃO

Rua Lauro Muller, 3171 - Bairro: Passagem CEP: 88705-101 - Tubarão/SC
Fone: (48)3626 1312/(48)3626 8712 /(48)3632 8957
E-mail: apaetubarao@hotmail.com - blogapae@hotmail.com


Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados